sábado, 16 de junho de 2007

Instalação e jumpeamento correto de HDs e drivers ópticos CD/DVD-RW

Espero ter ajudado a outras pessoas...Como eu tive esse duvida no momento, pesquisei e entendi... TA AIII PRA VC ENTENDEREM... QUALQUER COISA OU DUVIDA!!

ACESSE: lp21_lupa@hotmail.com ( tow online )
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13867997551593660469 (meu Orkut)



Alguns iluminados sempre irão reclamar, mas a maioria que adquire um novo HD ou CD/DVD-RW não sabe nada sobre jumpers, então este Tutorial está destinado a ajudar estas pessoas.Caso alguém queira aprender tudo sobre Hardware, indico que procure a Unidade do Senai mais próxima de sua casa. Portal Senai BR - Senai SPNão estaremos falando no momento em drivers SATA, muitos acham que por usarem um HD SATA podem instalar quatro drivers ópticos e transformarem o computador numa máquina copiadora de CDs, por exemplo Gabinetes 4 baias existem para facilitar a manutenção interna do computador e melhorar a ventilação e não para instalar vários drivers, leiam: Sete coisas erradas..Use o bom senso: Computador não foi feito para gravação em escala industrial, para isso pesquise no http://www.google.com/ a palavra “Duplicador de DVD”.Para saberem mais sobre SATA cliquem aqui:HDs SATA.




Informações Técnicas:

2) Cuidados iniciais: A EstáticaA estática surge devido ao atrito e é facilmente acumulada por nosso corpo, principalmente em ambientes muito secos.Os componentes das placas de um computador são bastante sensíveis às cargas elétricas, podendo ser facilmente danificados por um choque como este.Para saber mais sobre a Eletricidade Estática: Eletricidade Estática..
3) Muitas pessoas reclamam que o drive recém adquirido não está funcionando corretamente e começam a reclamar de determinadas marcas, porém os maiores causadores de problemas num computador é o terceiro item do conjunto Hardware + Software + Usuário, em outras palavras somos nós mesmos.Antes de adquirir um novo gravador de CD/DVD ou um novo HD devemos atentar para a compatibilidade de nossa máquina com o novo Hardware (verifique o manual do hardware), muitas vezes a fonte já está no limite, o Sistema Operacional já está lento pedindo um Format C:, a máquina foi feita para um Win 95 ou 98 e estamos com um Win XP, temos um gabinete que provoca superaquecimento, a Memória RAM já é uma breve lembrança, etc...







4) Neste Tópico estaremos tentando resolver os problemas da instalação de CD-ROM / CD-RW / HD / e DVD-RW, porém antes de mais nada deve-se atentar para o item anterior.Durante vários anos sempre usei a seguinte configuração para jumpear meus drivers:a)HDs sempre na IDE-1 e jumpeado como Master e Slave se houver dois.b)CD-RW e DVD-RW, sempre configuro num cabo flat de 80 vias sendo o DVD-RW jumpeado como CS (Cable Select) e o CD-RW como Slave, se tiver somente um drive óptico configuro como Master e sempre num cabo Flat de 80 vias na IDE-2.A experiência mostrou que não devemos deixar HD e drive óptico no mesmo cabo Flat, porém alguns computadores de griffe tipo Compaqs somente consegue-se instalar o Sistema Operacional se o HD e CD-ROM estiverem no mesmo cabo flat na IDE-1, deve haver alguma limitação na BIOS.Por falar na BIOS, devemos deixar a BIOS configurada em AUTO na detecção dos drivers.Não existe um padrão nos jumpers dos drivers, cada marca tem um sistema diferente, porém todas resultam em CS (Cable Select) Master (Mestre) ou Slave (Escravo), nos HDs tem uma tabela na parte superior:Os jumpers são colocados de acordo com a tabela acima da etiqueta deste HD.


Nos drivers ópticos normalmente as dicas estão ao lado dos jumpers, é só alterar.CS (Cable Select) SL (Slave) MA (Master).


5) O cabo flat de 40 vias atinge velocidades de transferência na ordem dos 44Mb/s, enquanto o cabo de 80 vias é um requerimento para ATA5, 6 e 7 e atinge velocidades até 133Mb/s.Não é problema identificar os tipos de cabo flat, notem que o de 80 vias tem os fios mais finos, contudo o plugue será sempre igual, vejam que contém 39 furos, um está tampado para evitar que incautos coloquem o cabo ao contrário, pois também estará faltando um pino na placa mãe e no drive para encaixar corretamente, o estranho é que muitas pessoas já conseguiram tal proeza.Indico que sempre usem dois cabos de 80 vias, um drive antigo funciona num cabo de 40 ou 80 vias, enquanto drivers novos exigem cabos de 80 vias.Notem que na imagem abaixo a IDE1 é azul, porém não é um padrão, confira o manual da sua placa mãe.






6) Normalmente para acessar o Setup da BIOS devemos clicar Del assim que ligamos o computador, ao aparecer a Tela Preta de inicialização, algumas marcas possuem outros atalhos, nos Compaqs clica-se F10.O Setup sempre apresenta na parte inferior da tela, as teclas que devem ser pressionadas para operá-lo. Normalmente as teclas são as seguintes: Setas ou TAB para selecionar o campo a ser modificado, ENTER para entrar em um menu,+ ou - Page Up e Page Down para modificar, F10 para salvar e sair, ESC para cancelar. Standard CMOS Setup: Programa data, hora e os parâmetros das unidades IDE (HD – CD/DVD







7) Nos Setups antigos as unidades de CD e DVD não apareciam no CMOS Setup. Constavam simplesmente como “Not Installed”, mas mesmo assim funcionavam. Se em um PC moderno, com placa de CPU nova, as unidades de CD e DVD não aparecem, então é provável que exista um defeito ou uma conexão errada, cheque os cabos e os jumpers (é claro, desligue o computador antes). O mesmo se aplica ao disco rígido, se for detectado como NONE, então provavelmente está com defeito ou mal conectado, desligue o computador e cheque todos os cabos das unidades de disco e os jumpers. Nos Setups modernos, as unidades de CD e DVD podem constar como “CD-ROM” ou “DVD-ROM”. É possível que unidades de DVD constem apenas como CD-ROM, o mesmo ocorrendo com gravadores de CDs. Isto não impede o seu funcionamento correto. Em muitos Setups modernos, as unidades de CD e DVD aparecem com o nome do modelo definido pelo fabricante. Por exemplo, SW-248F, indica o modelo de um gravador de CDs da Samsung. Deixe sempre em AUTO.

8) Padrões dos HDs - Taxa de transferência externa - Tipo de CaboPIO Mode 4 - 16,6 MB/s – Cabo flat de 40 ou 80 ViasATA-33 - 33,3 MB/s – Cabo flat de 40 ou 80 ViasATA-66 - 66,6 MB/s – Cabo flat de 80 ViasATA-100 - 100 MB/s – Cabo flat de 80 ViasATA-133 - 133,3 MB/s – Cabo flat de 80 ViasVejam a ligação padrão:

Para saber mais sobre cabos flat, clique: Cabos de 40 ou 80 vias?:

9) Desligue tudo: Antes de conectar ou desconectar qualquer peça é preciso que o computador esteja desligado da rede elétrica.Caso você não queira se arriscar e abrir o Gabinete, leve-o junto ao adquirir o novo drive, a instalação é feita na hora e gratuitamente, basta você exigir esta configuração e não terá problemas.




10) Trocando a letra das unidades:Caso deseje alterar a letra de alguma Unidade de HD ou leitor/gravador de CD/DVD, faça o seguinte:Vá em Painel de controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador e encontre na coluna da esquerda Gerenciamento de disco, e na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre o disco e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho, não mexa na C:.Se desejar, clique para ver a imagem > Alterando a Letra da Unidade.
Agora quem não tem colirio, USA OCULOS ESCURO... E QUEM NÃO TEM VISÃO BATE A CARA PELO MURO "Raul Seixas"

3 comentários:

Anônimo disse...

LP 21!!!!!

Blog di informatica...

velho...c eh maluko mrmo neh?!?!

shaiushuaishiuahs
vai fikar mais ainda com essas loucuras da informaticaa xD

shaiushaiushaishaiuhs


blog ta decente!!

bjuuu

Anônimo disse...

PÔ VÉI MUITO LEGAL SEU BLOG...

SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE DIVULGAM O QUE SABEM...

32del disse...

velho valeu to apanhando ki só de uma maquina de um cliente passei a madru procurando na verdade até já tinha solucionado o problema mas fiz questão de deixar meu comentario parabems pelo site nota 10